Situação de emergência em quatro município no AM
A Defesa Civil do Amazonas informou que os municípios de Guajará, Ipixuna e Eirunepé, na calha do Juruá, bem como o município de Boca do Acre, na calha do Purus, se encontram em situação de emergência. O órgão trabalha com dados técnicos científicos, pois, atualmente, o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) tem como base as informações repassadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a Agência Nacional de Águas (ANA).
Por meio desses dados, a Defesa Civil do Amazonas apoia, coordena, articula, auxilia e orienta os municípios a atuarem preventivamente e na resposta às ocorrências de eventos extremos. O Departamento de Coordenadoria Regional da Defesa Civil realiza o monitoramento diário com os coordenadores municipais, checando em tempo real a evolução da situação das localidades afetadas.
A Coordenadoria Técnica de Articulação analisa a situação de emergência ou de estado de calamidade pública averiguando as informações coletadas através do Sistema Integrado de Informações e Desastres (S2ID), que servem de parâmetro para subsidiar o processo dos danos, fornecendo embasamento legal para homologação do decreto de situação de emergência do município. Ressaltando sempre que a primeira resposta deve vir do município afetado para que, em seguida, o Estado e o Governo Federal possam atuar no desastre com ações complementares.
A Defesa Civil do Amazonas atua em cinco eixos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e, por fim, recuperação.
Foto: divulgação
|
|
Comentários
Artigos relacionados
Tecnologias para monitoramento de água são instaladas em reservas na Amazônia
Chamados Aguakits, os sistemas vão analisar padrões de qualidade de água nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, no estado do Amazonas
leia maisCarlinhos Bessa assume mandato na Assembleia Legislativa como novo líder do Governo
O anúncio foi feito durante a primeira Sessão Legislativa da 19ª Legislatura
leia mais